NORMAS EDITORIAIS DA GETTY IMAGES
A NOSSA MISSÃO
A Getty Images move o mundo. As nossas fotografias e filmes editoriais informam as pessoas, políticas públicas, serviços e mercados.
Os fotógrafos e criadores de conteúdos premiados da Getty Images estão empenhados em produzir trabalhos inspiradores e inovadores, os quais são vistos diariamente nas publicações e ativações mais abrangentes e influentes em todo o mundo. Com a nossa plataforma avançada de pesquisa e distribuição, estabelecemo-nos como pioneiros no nosso setor, tornando-nos na primeira opção tanto de profissionais criativos como de profissionais de multimédia.
Clientes de quase todos os países do mundo adquirem trabalhos realizados pela equipa interna de criação de conteúdos da Getty Images, por mais de 488 000 contribuidores e por centenas de parceiros de conteúdos, agências históricas de notícias e outras instituições que, juntos, proporcionam uma cobertura abrangente de mais de 160 000 notícias, eventos desportivos e de entretenimento, para além do arquivo comercial mais abrangente e profundo de fotografias históricas em todo o mundo.
OS NOSSOS PRINCÍPIOS
As nossas equipas internas de conteúdos editoriais seguem um conjunto comum de princípios jornalísticos profissionais que orientam as nossas equipas, os nossos processos e as nossas operações. Mantemos uma responsabilidade individual e coletiva de defender estes princípios por toda a nossa organização editorial.
A NOSSA PLATAFORMA
Para garantir que os nossos clientes conseguem sempre compreender a fonte dos conteúdos que estão a visualizar e ainda se existem quaisquer relações comerciais subjacentes, procuramos sempre garantir que os conteúdos existentes na nossa plataforma recebem os créditos devidos no final do campo da legenda, da seguinte forma:
- A nossa própria cobertura editorial terá sempre os devidos créditos Fotografia de [xxx]/Getty Images.
- Nos casos em que distribuímos conteúdos que nos são fornecidos por um parceiro, esperamos e contamos que eles representem com exatidão o criador do conteúdo. Damos os devidos créditos ao fornecedor e, caso seja diferente e conhecido, ao criador, por exemplo [Fotógrafo]/[Fornecedor] através de Getty Images.
- Nos casos em que a Getty Images não detenha o controlo editorial completo, mas em que detenha a titularidade dos direitos de autor, os conteúdos que sejam encomendados serão creditados da seguinte forma, por exemplo: Getty Images para [Cliente] ou Getty Images para [A marca].
- Sempre que a Getty Images tenha conhecimento da existência de uma relação comercial com o sujeito do conteúdo e/ou com o organizador do evento onde o conteúdo é criado, que possa resultar na detenção de algum controlo editorial por parte do sujeito ou do evento, ou nos casos em que o conteúdo seja criado mediante encomenda à Getty Images e os direitos de autor sejam atribuídos na íntegra à parte que o encomendou, o conteúdo será creditado da seguinte forma, por exemplo: Fotografia de [Fotógrafo]/[xxx] através da Getty Images.
- Nos casos em que entidades governamentais, empresas de entretenimento, organismos de regulação desportiva ou outras fontes fiáveis distribuam conteúdos de interesse público, os conteúdos receberão os créditos devidos, por exemplo: Fotografia da NASA/Fornecida pela Getty Images. O conteúdo fornecido pode estar livremente disponível noutros locais e o fornecedor do conteúdo pode manter todos os direitos de utilização não editorial dos conteúdos.
Poderá sempre encontrar a nossa própria cobertura editorial nas coleções de Notícias, Desporto, Entretenimento e Arquivo da Getty Images, ou numa das nossas coleções específicas relativas a diversos temas. Os fotógrafos e criadores de conteúdos que façam envios para estas coleções têm de cumprir as diretrizes de envio editorial da Getty Images, em conformidade com a nossa missão e princípios. Também representamos conteúdos de várias centenas de parceiros de conteúdos que vão desde agências nacionais de notícias a emissoras em rede a organismos de regulação desportiva e clubes, bem como agências de entretenimento comercial. Embora estes parceiros sejam organizações independentes com as suas próprias normas editoriais e estejam sujeitos às jurisdições onde operam, a Getty Images reserva-se sempre o direito de remover conteúdos de parceiros que não incorporem os nossos princípios editoriais nem sigam as nossas diretrizes de envio. Para obter uma lista completa de todas as coleções editoriais disponíveis em gettyimages.pt e informações sobre o que cada coleção contém, clique aqui.
NÃO-MANIPULAÇÃO – FERRAMENTAS DE IA GENERATIVA
A Getty Images não produz nem distribui conteúdo editorial que tenha sido criado ou aumentado recorrendo a modelos de Inteligência Artificial (IA) generativa. Os criadores de conteúdo editorial são responsabilizados pela representação verdadeira, imparcial e precisa da realidade dos eventos e cenas que testemunham. São considerados como os primeiros e principais verificadores dos factos. A distribuição de imagens ou texto de legendas que tenham sido criados de forma sintética é estritamente proibida. Sem exceção, os nossos parceiros e fornecedores de imagens editoriais são obrigados a cumprir as mesmas normas e práticas que as nossas equipas internas de conteúdo editorial.
RESPEITO PELOS DIREITOS DE AUTOR
Os direitos de autor são a pedra basilar do nosso setor e são a base pela qual os criadores são reconhecidos pelo seu trabalho e recompensados pelo mesmo. Respeitamos os direitos de autor pertencentes a outros e esperamos o mesmo em relação aos conteúdos que distribuímos. Acreditamos vivamente na importância de um quadro de referência sólido e que funcione bem em matéria de direitos de autor. Tal é fundamental para manter o investimento no tipo de imagens necessárias para Mover o Mundo com Imagens.
O NOSSO COMPROMISSO COM A INCLUSÃO
Promovemos a inclusão de vozes, perspetivas e experiências diferentes. Acreditamos que a diversidade é fundamental para a nossa missão de refletir objetivamente o mundo em que vivemos e permitir aos nossos clientes ilustrar esse mundo. Isso significa incluir uma gama diversa de vozes no nosso fotojornalismo, procurando ativamente a diversidade na nossa equipa e nas fontes de conteúdos, e ouvindo os nossos clientes para ter a certeza de que estamos tão abertos e recetivos quanto possível.
CORREÇÕES E DIVULGAÇÕES
A Getty Images esforça-se por ser precisa nas suas divulgações, transparente e minuciosa nas suas aquisições, e justa e independente na sua representação. A Getty Images também trabalha para corrigir quaisquer imprecisões em tempo oportuno.